domingo, 9 de novembro de 2008

“Neuromarketing”

Uma das mais recentes inovações em marketing é o designado“neuromarketing”. Como o próprio nome sugere consiste numa combinação de conhecimentos de duas áreas que, embora distintas, não são estanques – a neurociência e o marketing.No que concerne ao marketing, a tendência que se observa actualmente é a da segmentação e do aparecimento do “nicho do nicho” o que exige soluções de“marketing one-to-one”. Paralelamente, verifica-se uma saturação da maioria dos mercados e uma reduzida diferenciação dos produtos oferecidos. Um modo de resolver este problema passa por utilizar as possibilidades da diferenciação emocional e, para tal, os conhecimentos da neurociência têm-se revelado bastante úteis.


Em suma, não restam dúvidas de que o “neuromarketing” tem um enorme potencial para aumentar a compreensão de como e porquê os consumidores desenvolvem relações com produtos, marcas e com as próprias empresas. No entanto, a aplicação de técnicas de observação neurológica ao marketing é indissociável de diversas questões de ordem legal, ética e mesmo moral.



http://www.ordemeconomistas.pt/files/Concursos/CTE/CTE2_Marketing.pdf

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Muito bem... para começar.
Do neuromarketing, recordo no entanto que só introduziu o tema, não dando propriamente uma definição. Assim recordo o desafio:
- definição da técnica, sustentado tb em definições de autores e profissionais reconhecidos; vantagens e desvantagens. Exemplos práticos com ilustração.
Bom trabalho. Fico à espera de mais.